Descubra aqui o que fazer em Canela e conheça as belezas, encantos e surpresas que esta bela cidade da Serra Gaúcha lhe reserva.
Canela é uma cidade realmente encantadora. Vizinha de Gramado, ela compartilha com a ‘irmã’ o título de destino turístico mais buscado na Serra Gaúcha – especialmente no inverno.
Como eu já havia publicado aqui um post sobre o que fazer em Gramado, nada mais justo do que dedicar também um artigo para que os leitores do blog saibam o que fazer em Canela.
Repleta de áreas verdes e parques exuberantes, ideais para quem ama o contato com a natureza e ecoturismo, Canela se destaca pelas suas paisagens naturais inigualáveis, além da típica arquitetura alemã e excelentes opções gastronômicas.
Canela tem algo que me fascina: ela possui um ar mais ‘interiorano’, mais simples e rústico, se comparada à cintilante Gramado. É difícil de explicar, só estando lá para entender esse contraste. Podemos dizer que o tempo escoa mais devagar em Canela.
A seguir, tentarei dar uma ‘pincelada’ nos principais tópicos sobre Canela para que você possa organizar sua viagem e separar um ou mais dias para curtir essa linda cidade.
Índice
Canela possui excelentes opções de hotéis e pousadas que vão lhe garantir dias de tranquilidade, descanso e muito dolce far niente. Para não ficar muito cansativo, vou limitar minha recomendação a três bons hotéis em Canela.
A rede Laghetto é uma das mais importantes e de maior abrangência na hotelaria do Rio Grande do Sul. O Vivace Viale oferece tudo o que você espera de um excelente hotel, com apartamentos confortáveis, bicicletário, espaços kids e fitness. Localizado na Av. das Hortênsias, fica a meio caminho entre Gramado e Canela.
» Veja os valores e disponibilidade aqui
A rede Tissiani também possui hotéis em Gramado, o que garante um bom padrão de qualidade no atendimento e infraestrutura. Localizado no centro da cidade, o Tissiani Canela esbanja charme e conforto. Acolhedor, é ideal para quem busca um ótimo hotel em Canela.
» Veja os valores e disponibilidade aqui
A Klein Ville é outra rede hoteleira presente em várias cidades da Serra Gaúcha. O Klein Ville Canela está próximo da praça central de Canela, com boas opções de lazer como piscina térmica, playground e sala de jogos. O café da manhã em estilo colonial, as bebidas no bar do hotel à noite e o aconchego da lareira são imperdíveis.
» Veja os valores e disponibilidade aqui
As opções gastronômicas em Canela são bem variadas e surpreendentes. De belos cafés a restaurantes mais sofisticados, a cidade está pronta para oferecer sabores e sensações incríveis.
Um dos lugares mais bacanas é o Empório Canela. Um simpático bistrô que mistura gastronomia, livraria, música e artesanato – é encantador. Localizado bem no centro de Canela, com certeza será um lugar recorrente durante sua estadia na cidade.
Dos mesmos proprietários do Empório Canela, você não pode deixar escapar o Magnólia. Aqui, a gastronomia se une à magia do cinema em um ambiente retrô que encanta de imediato. Seja para jantar no restaurante, apreciar os drinks no bar ou assistir um filme, a experiência do Magnólia é incomparável.
Outro lugar que você precisa conhecer é o Braziliano Canela. Um café e bistrô sensacional. O ambiente é convidativo, ideal para ir sem pressa. Além dos lanches, as sobremesas beiram o divino. Taças de sorvete artesanal feito na região e cobertas com chocolate farão você voltar várias vezes à casa.
Lugares incríveis para conhecer em Canela é o que não faltam, especialmente se você ama a natureza e muito verde. Se você ainda não conhece a cidade, vou me ater aos passeios obrigatórios.
O primeiro, obviamente, é caminhar pela cidade, especialmente no centro, onde está localizada a imponente Catedral de Pedra (falo dela aqui), cuja iluminação à noite é um espetáculo. Opções de compras e lembrancinhas rodeiam a praça central e garantirão momentos muito agradáveis.
Fugindo do centro e rumando para os parques, você precisa conhecer o Parque Estadual do Caracol, cuja vedete é a famosa Cascata do Caracol e sua queda d’água de 131 metros. Impossível não se emocionar.
Outro lugar que você precisa conhecer é o Castelinho Caracol (falo detalhadamente dele aqui). Um museu e casa de chá que nos faz viajar para um mundo de conto de fadas. Além de servir o melhor strudel de toda a Serra Gaúcha. É meu lugar favorito em Canela.
Você encontrará no Parque da Ferradura e no Ecoparque Sperry momentos únicos junto à mata nativa em paisagens de tirar o fôlego. E no Sperry ainda tem a chance de conhecer o excelente restaurante Bêrga Mótta, especializado em comfort food brasileira.
Para passeios com crianças em Canela, o Alpen Park (veja as atrações aqui) oferece incontáveis opções de entretenimento.
Além dele, o Mundo a Vapor (ingressos aqui) é incrível para divertir e ensinar as crianças sobre o funcionamento de máquinas a vapor.
O Parque Terra Mágica Florybal (ingressos aqui) encantará os pequenos com dinossauros e personagens gigantes.
Espero que estas dicas sobre o que fazer em Canela tenham ajudado a organizar melhor seu roteiro de viagem. Se você tiver alguma dúvida, é só entrar em contato ou deixar um comentário no final desta página.
Empresário, palestrante e escritor, Emílio Calil é especialista em turismo e cultura da Serra Gaúcha. Desde 2013 mantém o blog Dicas da Serra Gaúcha, onde compartilha roteiros, experiências e curiosidades de Gramado, Canela e arredores. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa, escreve como quem vive — e ama — cada detalhe das montanhas gaúchas.
Gramado com crianças em dezembro é magia em horário infantil: veja clima, atrações, onde comer…
Descubra como é a Serra Gaúcha em dezembro, com clima, roteiros, destinos além de Gramado…
Descubra quanto custa viajar para Gramado em dezembro, com faixas reais de gastos em hospedagem,…
Sonho de Natal em Canela 2025 com programação gratuita, show na Catedral de Pedra, clima,…
Réveillon 2025 em Gramado e Canela: onde ver a queima de fogos, melhores ceias, dicas…
Gramado sempre teve um jeito curioso de transformar o tempo. Aqui, dezembro não começa; ele…