Conheça um pouco sobre a história de Gramado e como a cidade se tornou um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil.
Gramado em seu início: Muito semelhante a outras cidades de colonos, mas já possuía seu charme único.
A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, foi separada das cidades de Taquara e São Sebastião do Caí. Os primeiros ocupantes da cidade de Gramado, de acordo com relatos, não eram estrangeiros e eles só se estabeleceram ali e começaram o povoamento em 1874. O povoamento de Gramado foi iniciado por José Manuel Corrêa e Tristão José Francisco de Oliveira.
Eles se estabeleceram em Gramado em 1875 para formar a cidade, que mais tarde foi colonizada por imigrantes italianos e alemães. Esses imigrantes trouxeram seus costumes para Gramado, como seus hábitos de trabalho, religião, gastronomia e cultura. A cultura dos colonos europeus encanta tanto os moradores quanto os visitantes de Gramado.
A cidade de Gramado tem uma imagem de pessoas receptivas e muito hospitaleiras. Esta imagem que se tem de seus cidadãos fez Gramado tornar-se um dos principais destinos turísticos do país.
Gramado é uma cidade cheia de lagos e flores no verão. Suas belas e encantadoras hortênsias são predominantes na paisagem. Ainda hoje a cidade preserva vários edifícios da época de seus colonizadores, como as casas em estilo alemão e italiano.
A cidade onde hoje está Gramado servia de passagem para agricultores e boiadeiros que conduziam o gado pela serra. Nas montanhas, eles encontraram um grande campo com grama verde onde pararam para descansar com os animais. Fontes dizem que o campo verde foi o responsável por dar o nome à cidade, pois a região era um belo e extenso “gramado” (que também significa “pasto”, em espanhol).
Gramado hoje em dia: Moderna e cosmopolita, mas preservando suas raízes coloniais.
Gramado é hoje o maior destino turístico do estado do Rio Grande do Sul, tem vários parques temáticos, incluindo a Aldeia do Papai Noel, o Snowland e o Mini Mundo. Devido às influências de seus colonos, hoje Gramado tem vários restaurantes e estabelecimentos onde as culturas alemã e italiana prevalecem.
Empresário, palestrante e escritor, Emílio Calil é especialista em turismo e cultura da Serra Gaúcha. Desde 2013 mantém o blog Dicas da Serra Gaúcha, onde compartilha roteiros, experiências e curiosidades de Gramado, Canela e arredores. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa, escreve como quem vive — e ama — cada detalhe das montanhas gaúchas.
Vindima Serra Gaúcha 2026: onde fazer pisa da uva em janeiro perto de Gramado, com…
Onde comer barato em Gramado em 2025: achados reais, faixas de preço e hacks de…
Gramado com crianças em dezembro é magia em horário infantil: veja clima, atrações, onde comer…
Descubra como é a Serra Gaúcha em dezembro, com clima, roteiros, destinos além de Gramado…
Descubra quanto custa viajar para Gramado em dezembro, com faixas reais de gastos em hospedagem,…
Sonho de Natal em Canela 2025 com programação gratuita, show na Catedral de Pedra, clima,…
Ver comentários
Olá Emilio!
Estou fazendo meu TCC com o tema sobre o Natal Luz, saberia me dizer se consigo algum livro, ou matéria sobre a historia do evento?
Obrigado.
Há um erro nas data no início do texto?