Está com saudade de Gramado? Confira cafés, bistrôs e restaurantes em São Paulo que lembram o charme de Gramado.
Porém, nem todos têm o privilégio de morar em Gramado ou em suas proximidades, para visitá-la sempre que a saudade aperta. E muito menos para quem mora em São Paulo, onde o caos, poluição, buzinas e pressa ditam as regras da cidade. Por ser uma metrópole, não se espera muita coisa diferente disso. Tem lá suas vantagens – que a mim não atraem mais.
Mas se você vive nesta agitada São Paulo e está com saudade de Gramado, é possível encontrar pequenos oásis de tranquilidade que podem, por alguns momentos, nos transportar para o clima romântico e nostálgico da Serra Gaúcha. Listo a seguir sete desses lugares.
Índice
A Rua Avanhandava desponta como um dos mais respeitados e requisitados núcleos gastronômicos de São Paulo. Nela encontram-se a famosíssima cantina Famiglia Mancini, o restaurante Walter Mancini e a pizzaria Famiglia Mancini, entre outros bares e cafés extremamente agradáveis de se estar. A rua é pequena e não se compara à bela Av. Borges de Medeiros, em Gramado, mas ainda assim seu aspecto de boulevard europeu é encantador e vale uma caminhada por lá.
Onde: Bairro Bela Vista
Site: Rua Avanhandava – São Paulo
Para quem tem saudade dos cafés coloniais de Gramado, o 7 Molinos oferece uma irresistível variedade de pães, doces e outras delícias para seu café da manhã ou brunch. O ambiente é fantástico e tudo ali é maravilhoso. Há uma versão menor dele no Shopping JK Iguatemi, mas o da Alameda Lorena é bem melhor.
Onde: Alameda Lorena, 1914 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01424-002
Tel.: (11) 3063-4433
Site: facebook.com/7Molinos
Aconchegante, intimista e romântico, o Blú Bistro, no bairro de Perdizes, assemelha-se muito ao meu bistrô favorito em Gramado, o Josephina. O lugar nos remete aos cafés parisienses e oferece uma excelente gastronomia. Perfeito para uma noite romântica.
Onde: R. Monte Alegre, 591 – Perdizes, São Paulo – SP, 05014-00
Tel.: (11) 3871-9296
Site: www.blubistro.com.br
O Zeffiro Restaurante foi um achado recente, quando minha esposa e eu almoçamos com uma amiga nele há alguns dias. O ambiente – um antigo casarão restaurado – lembra imediatamente as boas cantinas em Gramado. A decoração rústica do interior, com objetos antigos, completa o ‘clima italiano’ do lugar. Os pratos são ótimos e os garçons bem animados.
Onde: R. Frei Caneca, 669 – Consolação, São Paulo – SP, 01307-001
Tel.: (11) 3259-0932
Site: www.zeffiro.com.br
Uma pequena e simpática casa de chá e bolos na Mooca. O Fada Farinha é um ateliê de bolos lindamente decorado, parece uma casa de boneca. Os tons em lilás e rosa transmitem uma sensação agradável e não tem como não lembrar dos cafés em Gramado. Os bolos são ótimos (experimente o de leite ninho). É aquele lugar perfeito para levar sua mãe e sua avó para um chá da tarde.
Onde: Rua Juventus, 8 – Parque da Mooca, São Paulo – SP, 03124-020
Tel.: (11) 2362-6218
Facebook: https://www.facebook.com/FadaFarinha
Um dos mais famosos e badalados restaurantes de fondue de São Paulo, o Chalezinho é encantador por dentro e por fora. O serviço de rodízio de fondue dele é um pouco diferente das famosas sequências de fondue em Gramado, mas ainda assim o lugar é soberbo e muito romântico.
Onde: Rua Itapimirum, 11 – Morumbi, São Paulo – SP, 05716-090
Tel.: (11) 3501-9322
Site: www.chalezinho.com.br
Para quem conhece os chocolates de Gramado, este dispensa apresentações. A Caracol Chocolates, uma das marcas conceituadas em Gramado abriu uma loja em São Paulo, em Perdizes. Ela não tem o mesmo ‘glamour’ das suas versões gaúchas, mas seus produtos ajudam a matar a saudade de lá.
Onde: Rua Turiassú, 377 – Perdizes – São Paulo
Site: www.caracolchocolates.com.br
Se você está com saudade de Gramado, estes lugares podem ajudar um pouco a acalmar esses sentimentos. E com certeza você, paulista, também tem suas dicas de lugares bacanas. Portanto, vá em frente e compartilhe esses lugares nos comentários abaixo.
Empresário, palestrante e escritor, Emílio Calil é especialista em turismo e cultura da Serra Gaúcha. Desde 2013 mantém o blog Dicas da Serra Gaúcha, onde compartilha roteiros, experiências e curiosidades de Gramado, Canela e arredores. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa, escreve como quem vive — e ama — cada detalhe das montanhas gaúchas.
Onde comer barato em Gramado em 2025: achados reais, faixas de preço e hacks de…
Gramado com crianças em dezembro é magia em horário infantil: veja clima, atrações, onde comer…
Descubra como é a Serra Gaúcha em dezembro, com clima, roteiros, destinos além de Gramado…
Descubra quanto custa viajar para Gramado em dezembro, com faixas reais de gastos em hospedagem,…
Sonho de Natal em Canela 2025 com programação gratuita, show na Catedral de Pedra, clima,…
Réveillon 2025 em Gramado e Canela: onde ver a queima de fogos, melhores ceias, dicas…