Cercada pelo verde e paisagens incríveis, a pousada e vinícola Don Giovanni oferece uma experiência inesquecível na Serra Gaúcha.
Existe um lugar na Serra Gaúcha que conquista imediatamente o coração dos amantes do enoturismo, onde belas paisagens verdejantes se mesclam a construções que transportam nossa imaginação imediatamente para cenários europeus de tirar o fôlego: a vinícola e pousada Don Giovanni.
Distante 12Km do centro de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a vinícola Don Giovanni tem uma história de mais de 40 anos na elaboração de vinhos. De propriedade de Ayrton Giovannini, em 1972 a vinícola produziu o primeiro envelhecimento de vinho em um barril de carvalho, prática ainda não utilizada no país até então. Elaborado de um corte das uvas Cabernet Franc, Merlot e Gammay, se caracterizava como um vinho tinto bem encorpado, tônico, e acentuado paladar de carvalho.
Hoje, a quarta geração da família se dedica à produção de bebidas de alta qualidade.
Índice
A Don Giovanni reúne num só lugar vinhedos, vinícola, varejo de vinhos, pousada, restaurante e um visual belíssimo que cria uma experiência única para visitantes e hóspedes. É uma mescla de sensação do retorno ao rústico com alguns mimos de luxo.
Muita gente vai até lá para fazer a degustação, enquanto outros vão para se hospedarem e sentirem o encanto do casarão cercado por uma paisagem de vinhedos que toca fundo em nossas emoções.
A vinícola está localizada próxima à rota turística do Caminhos de Pedra, num dos pontos mais altos do município de Pinto Bandeira (rodovia VRS 805). Para chegar ao local é recomendado estar de carro para se deslocar pela região. Se você seguir as placas, vai passar pelo Mirante dos Amores e aí estará quase na Don Giovanni.
Assista abaixo um vídeo da vinícola Don Giovanni.
A pousada Don Giovanni fica dentro da vinícola. Ela oferece 8 quartos para hospedagem, sendo 7 apartamentos localizados em um casarão de 1930, todos decorados com móveis antigos, de maneira distinta e personalizada. Uma sala de estar reúne os hóspedes em frente à lareira. Para tomar um vinho ou espumante, basta anotar no caderninho.
E há também uma cabana localizada no meio dos vinhedos. A vista da cabana é simplesmente espetacular, onde você poderá ter uma visão privilegiada do nascer do sol com os primeiros raios do dia refletidos no açude.
O restaurante Don Giovanni possui um ambiente personalizado, com capacidade para 60 pessoas. Ele funciona no andar térreo do casarão da pousada. Entre os pratos mais requisitados está o risoto de alcachofra, acompanhado de frango com cerveja, passas de uva e cebolas, batata com alecrim e alho.
Os pratos são harmonizados pelos vinhos e espumantes da casa. E as sobremesas se destacam pela forma quase artesanal com que são preparadas, como a cassata com calda de vinho, ambrosia e outras.
Uma coisa bacana é que a maior parte dos produtos que compõem os pratos, como temperos, legumes e hortaliças, são produzidos na própria Don Giovanni.
Aproveite a experiência do enoturismo para fazer um tour gastronômico perfeito pela Serra Gaúcha! Confira nossas dicas abaixo e tenha uma experiência incrível durante sua viagem!
Empresário, palestrante e escritor, Emílio Calil é especialista em turismo e cultura da Serra Gaúcha. Desde 2013 mantém o blog Dicas da Serra Gaúcha, onde compartilha roteiros, experiências e curiosidades de Gramado, Canela e arredores. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa, escreve como quem vive — e ama — cada detalhe das montanhas gaúchas.
Onde comer barato em Gramado em 2025: achados reais, faixas de preço e hacks de…
Gramado com crianças em dezembro é magia em horário infantil: veja clima, atrações, onde comer…
Descubra como é a Serra Gaúcha em dezembro, com clima, roteiros, destinos além de Gramado…
Descubra quanto custa viajar para Gramado em dezembro, com faixas reais de gastos em hospedagem,…
Sonho de Natal em Canela 2025 com programação gratuita, show na Catedral de Pedra, clima,…
Réveillon 2025 em Gramado e Canela: onde ver a queima de fogos, melhores ceias, dicas…