Quer fazer um tour gastronômico perfeito pela Serra Gaúcha? Confira nossas dicas e tenha uma experiência incrível durante sua viagem!
Muitas pessoas gostam de viajar para mergulhar em outra cultura, lembrar como o mundo é diverso e perceber como nada é certo, tudo é questão de ponto de vista. Experimentar a culinária local é o caminho mais fácil para imergir nas tradições e descobrir como outros povos entendem o paladar.
Para isso, basta realizar um tour gastronômico, que se trata de passeios voltados para o aprendizado sobre a culinária. Abaixo, explicamos exatamente o que é um tour gastronômico e damos dicas para realizá-lo sem problemas.
Índice
O roteiro ou tour gastronômico pode se caracterizar por uma viagem inteira com o propósito de conhecer a culinária local e a sua história ou por uma parte do passeio dedicado a esse fim.
São vários tipos de atividade que são consideradas roteiro gastronômico, o importante é que os passeios não se limitem a provar a comida. É preciso ter envolvimento com a cultura e conhecer os significado e as tradições por trás dos pratos. São exemplo de tour gastronômico:
Fazer um roteiro gastronômico é bem simples. Porém, ao realizar esse tipo de passeio pela primeira vez, o viajante pode se deparar com situações inesperadas. As dicas a seguir são pensadas para que o tour gastronômico possa ser completamente aproveitado.
Além dessa ser uma ótima dica para qualquer momento da vida, já que uma boa hidratação é quase sinônimo de boa saúde, a água no tour gastronômico é necessária para “limpar” a boca antes de passar de um prato para outro. Assim você evita que os sabores se misturem e o segundo prato não seja tão bem apreciado.
Pode ser que o seu corpo não reaja bem à quantidade de comida que você provará em um tour gastronômico ou ao tipo de culinária local. Também existe a possibilidade de que você descubra novas alergias conforme faz as experimentações. Por precaução, além de água, tenha também antiácidos e antialérgicos.
Pesquisar os ingredientes comumente usados na culinária do seu destino é uma forma de aprender sobre a história e a cultura local. Isso também evita que você tenha surpresas desagradáveis, como descobrir que toda a base da alimentação local é feita com um ingrediente que você não gosta ou não pode comer.
A forma que o alimento é consumido faz diferença na sua apreciação. Então, se na região os habitantes comem com a mão, faça o mesmo. Se eles bebem a sopa direto da vasilha, diga não à colher e prove a sopa desta maneira. Isso vale para qualquer outro hábito que tenham.
Os restaurantes voltados para turistas acabam adaptando os seus pratos para que eles tenham um gosto mais “internacional” e atraiam mais pessoas. Se possível, pergunte aos moradores onde eles costumam comer normalmente e qual prato eles pediriam.
Saber como o alimento é preparado marca a diferença entre provar comidas em viagem e fazer um tour gastronômico. Também é uma forma de conhecer tradições religiosas e crenças que envolvem a comida.
Se o objetivo é conhecer a culinária, faça perguntas sobre todos os detalhes de cada prato que você provar.
Contratar um tour gastronômico com um guia é uma estratégia maravilhosa para começar a descobrir a culinária local. Mas não pare por aí, continue estudando e provando novos pratos durante a viagem.
Se tiver companhia, aproveite para entender o que a outra pessoa achou da comida e comparar as opiniões. Assim, você pode até apreciar os alimentos de forma diferente.
Em um tour gastronômico, ter paciência é imprescindível. Tanto para que você possa saborear os pratos, quanto para não apressar as pessoas que estiverem com você.
Depois de todas essas dicas, não se esqueça do mais importante: de aproveitar cada sensação causada pelos diversos sabores que serão provados e de carregar essa experiência com você. Diga nos comentários quais lugares você acha que seriam perfeitos para realizar uma viagem gastronômica.
Empresário, palestrante e escritor, Emílio Calil é especialista em turismo e cultura da Serra Gaúcha. Desde 2013 mantém o blog Dicas da Serra Gaúcha, onde compartilha roteiros, experiências e curiosidades de Gramado, Canela e arredores. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa, escreve como quem vive — e ama — cada detalhe das montanhas gaúchas.
Onde comer barato em Gramado em 2025: achados reais, faixas de preço e hacks de…
Gramado com crianças em dezembro é magia em horário infantil: veja clima, atrações, onde comer…
Descubra como é a Serra Gaúcha em dezembro, com clima, roteiros, destinos além de Gramado…
Descubra quanto custa viajar para Gramado em dezembro, com faixas reais de gastos em hospedagem,…
Sonho de Natal em Canela 2025 com programação gratuita, show na Catedral de Pedra, clima,…
Réveillon 2025 em Gramado e Canela: onde ver a queima de fogos, melhores ceias, dicas…