Uma das maiores atrações naturais de Canela, localizada dentro do Parque do Caracol, a beleza da Cascata do Caracol deixa todos os seus visitantes sempre de boca aberta.
A cidade de Canela é tão encantadora quanto Gramado, com construções baixas em estilo bávaro que enchem os olhos. Ela é, entretanto, mais calma, tranquila, com um ar mais ‘interiorano’ – se é que é possível fazer essa comparação entre cidades com trinta e poucos mil habitantes. Está a apenas 15 minutos de Gramado, saindo da rodoviária.
Caminhar pelas ruas de Canela é sempre uma atividade prazerosa. Você aprecia a bela arquitetura, desliza tranquilamente observando lojas e restaurantes e se perde em momentos onde qualquer coisa que se pareça com ‘pressa’ perde o significado. Sua mente desacelera e você entende o que é qualidade de vida.
Canela também é uma cidade conhecida por suas belezas naturais e por ser propícia para praticar ecoturismo. Isso fica muito evidente no Parque do Caracol (www.parquedocaracol.com.br). Belíssima região localizada entre áreas de mata de araucárias com várias atividades de lazer e contato com a natureza.
A grande atração é a Cascata do Caracol, que despenca em queda livre de 131 metros por rochas basálticas – é visão de tirar o fôlego.
Há vários mirantes que oferecem boa vista da paisagem, mas se quiser realmente se impressionar, recomendo a torre de observação no início do caminho. Com 30 metros de altura, ela oferece uma visão em 360º de todo o parque.
Da primeira vez em que estivemos lá, subir a torre foi aventura à parte. Após relativa espera na fila, quando chegou nossa vez o elevador quebrou, deixando-nos a opção de esperar a manutenção ou subir a pé os 30 metros por escadas íngremes e vazadas que circundam a torre. Como nosso tempo era escasso, optamos pela escada. Valeu a pena, a vista é espetacular. Ao descermos o último degrau na volta, o elevador voltou a funcionar. Paciência.
Depois trilhamos um caminho estreito que ladeava a margem oposta da cascata, descendo por entre as árvores até chegarmos ao último mirante. Dali para baixo, uma escadaria de 927 degraus nos conduziria ao final do vale. Mas o tempo curto nos impediu de nos aventurarmos pela escadaria. Ficará para uma próxima oportunidade.
Para quem não conhece ainda a Cascata do Caracol, abaixo segue um vídeo que retrata perfeitamente a beleza e imponência dessa maravilha da natureza. E para quem já conhece, o vídeo serve para matar a saudade 🙂
Empresário, palestrante e escritor, Emílio Calil é especialista em turismo e cultura da Serra Gaúcha. Desde 2013 mantém o blog Dicas da Serra Gaúcha, onde compartilha roteiros, experiências e curiosidades de Gramado, Canela e arredores. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa, escreve como quem vive — e ama — cada detalhe das montanhas gaúchas.
Onde comer barato em Gramado em 2025: achados reais, faixas de preço e hacks de…
Gramado com crianças em dezembro é magia em horário infantil: veja clima, atrações, onde comer…
Descubra como é a Serra Gaúcha em dezembro, com clima, roteiros, destinos além de Gramado…
Descubra quanto custa viajar para Gramado em dezembro, com faixas reais de gastos em hospedagem,…
Sonho de Natal em Canela 2025 com programação gratuita, show na Catedral de Pedra, clima,…
Réveillon 2025 em Gramado e Canela: onde ver a queima de fogos, melhores ceias, dicas…