Se você vai viajar para Gramado em outubro e quer saber o que fazer nessa época, esse post vai te ajudar com algumas dicas para aproveitar melhor a cidade.
Outubro em Gramado ainda é considerado um mês de baixa temporada, então você consegue preços de hotéis (e até de passeios) bastante acessíveis. A cidade estará mais tranquila e é possível fazer passeios e outras atividades sem se preocupar com filas.
E você estará na primavera, quando as hortênsias começam a florescer e emprestam sua beleza à cidade, com seus tons cerúleos que enchem de alegria o coração de turistas e moradores.
A alternância entre azaleias (no frio) e hortênsias (no calor) faz com que Gramado pareça duas cidades diferentes – e, é claro, você precisa viajar para lá nessas duas estações para apreciar de perto essas belezas.
Veja abaixo as principais dicas para quem vai viajar para Gramado em outubro.
Índice
Qual a temperatura de Gramado em outubro?
Se você está em busca do famoso frio de Gramado, lamento lhe desapontar, mas em outubro a primavera já chegou e aqueles dias de temperaturas negativas e expectativas de neve ficaram lá para trás, entre julho e agosto.
A temperatura de Gramado em outubro é mais amena, ficando entre 24C° (de dia) e 12C° (à noite), mas dependendo de condições climáticas adversas, pode haver dias quentes próximos de 30C°. E, é claro, chuvas são esperadas.
O que vestir em Gramado em outubro?
Esqueça os pesados casacos, cachecóis, botas e luvas. A primavera em Gramado, apesar de ainda ter seus dias mais frios, não exige roupas tão pesadas.
Prefira calças jeans e malhas finas (com jaquetas se estiver mais frio) para usar durante o dia. As caminhadas e passeios a céu aberto ficarão mais agradáveis sem tantas peças de roupa – e, claro, são menos coisas para levar na mão se esquentar.
Se quiser garantir, recomendo levar na mala um conjunto de roupas de frio, caso a temperatura caia ou para usar em combinações para sair à noite. Mas, por favor, não exagere.
Quais os melhores lugares para visitar em Gramado em outubro?
Se você já visitou Gramado na alta temporada, sabe que às vezes conseguir entrar em algum parque ou em determinado restaurante pode ser uma tarefa árdua. A cidade fica cheia e parece que todos resolveram ir ao mesmo tempo nos mesmos lugares – isso é normal em cidades turísticas.
Se você for viajar para Gramado em outubro, aproveite para ir aos lugares mais procurados pelos turistas – com a vantagem de não ter que esperar horas em filas e nem se acotovelar com ninguém.
Nesse quesito, é claro que o Snowland (www.snowland.com.br) deve estar no seu roteiro. O famoso parque de neve de Gramado (e uma das principais atrações turísticas da cidade desde 2013) é muito concorrido. Mas durante a baixa temporada, é mais fácil de entrar para esquiar e brincar na neve.
Também recomendo vivamente caminhadas no Lago Negro e no Lago Joaquina Rita Bier para quem está em busca de paz e tranquilidade. Experimente ir de manhã cedo, antes das 08h, para sentir a paz desses lagos e absorver o ar puro e revigorante da serra. Se tiver sorte, você estará sozinho ali nesse horário, e o único ruído que ouvirá será o som dos seus próprios passos – acredite, essa sensação é mágica e indescritível.
Não deixe de visitar também a Aldeia do Papai Noel, o Reino do Chocolate e o recentemente aberto Mundo de Chocolate. Obviamente, o Mini Mundo precisa estar no seu roteiro, independente da época em que for viajar.
Caminhadas sem pressa pela Av. Borges de Medeiros e pelas ruas São Pedro e Garibaldi também são uma ótima opção de lazer. Não apenas para compras e refeições, mas para contemplar a bela arquitetura da cidade.
Quais os passeios recomendados para fazer em Gramado em outubro?
Partindo do mesmo princípio de baixa temporada e menos aglomeração de turistas, você pode optar pelos passeios mais requisitados, onde as chances de evitar filas são muito maiores. Nesse ponto, é inegável que os passeios como o Tour Uva e Vinho com Passeio de Maria Fumaça e o Tour Rural Linha Bella são obrigatórios.
Não deixe de conhecer o Parque Olivas de Gramado, umas das novas atrações que está conquistando o coração de quem viaja para a Serra Gaúcha.
Outubro é um mês excelente para fazer esses passeios, pois não está nem frio demais e nem calor demais, o que torna a experiência muito agradável – especialmente no Tour Linha Bella, onde os visitantes conhecem o interior de Gramado e as casas de famílias que mantêm vivas suas raízes coloniais, sendo um passeio que é feito em grande parte a céu aberto.
Onde comer em Gramado em outubro?
Não há uma recomendação certa para isso. Dependerá mais da sua preferência. A vantagem de outubro é que os restaurantes mais ‘badalados’ estarão mais vazios, como o elegante Divino (www.divinogramado.com.br), localizado bem no centro da cidade. Para quem busca uma gastronomia sofisticada, o Bouquet Garni (www.bouquetgarnigramado.com.br) é altamente recomendado, juntamente com o La Caceria (www.casadamontanha.com.br).
Cantinas como a Casa DiPaolo (www.dipaolo.com.br), Pastacuitta (www.pastasciutta.com.br) e Per Voi (www.pervoigramado.com.br) são ótimas opções para o almoço.
Como as noites de Gramado em outubro ainda são mais frias, fondues podem fazer parte da sua escolha sem problema. Recomendo vivamente o Belle Du Valais (www.belleduvalais.com.br) e Le Petit Clos (www.lepetitclos.com.br).
Espero que essas dicas ajudam a tornar sua viagem para Gramado em outubro ainda melhores. E você quiser compartilhar suas próprias dicas aqui no blog, participe com suas indicações nos comentários abaixo.
Dalton Ogasawara
Valeu pelas dicas! Irei no dia 6 de outubro com uma amiga.
Plínio Zappa
Obrigado pelas dicas…Tirou todas as minhas dúvidas..
minhaop1
A partir da segunda quinzena de outubro já podemos ver as hortênsias? Pergunto isso porque o calor parece que a cada ano chega mais cedo no Brasil, rsrsrs
Aparecida
Valeu as dicas pretendo ir em outubro de 2019
Gilson D. Almeida
Agradeçemos as dicas, estaremos indo a Gramado agora em outubro um passeio de 5 dias, e queremos aproveitar o máximo sem perda de tempo, então, as dicas encurtam mais o caminho pra aproveitarmos melhor o período.
Maria Clara Gomes de Almeida
Para comemorarmos 30 anos de casamento, escolhemos a cidade de Gramado, então, as dicas aqui passadas nos ajudarâo num passeio com mais informações.
Maria Clara Gomes de Almeida
Uma viagem a Gramado para comemorarmos 31 anos de união é uma ótima oportunidade.
Estaremos im em outubro desfrutando de tudo em Gramado.
Daniele Ribeiro
Estou na expectativa para o dia 23 de outubro… Conhecer Gramado 🥰, infelizmente ainda estamos vivenciando o Covid 19 e espero ter sorte em conseguir conhecer os lugares tranquilamente, claro com todos os cuidados.
Denise Tavares
Daniele Ribeiro. Quanta conhecidencia. Estarei indo a Gramado também no dia 23 de Outubro. Embarco do Aeroporto de Guarulhos!! Espero que o Covid não atrapalhe nosso passeio!! Boa sorte!!
CLAUDINEI MARIANO ALVES
Estas dicas foram muito boas para nos auxiliar na decisão de ir a Gramada em Outubro deste ano.
Acredito que, apesar da pandemia já vamos estar bem adiantados com as vacinas e será mais agradável de se aproveitar.
Grato.
Josemare saraiva Vilela Souza
Gramado é um sonho desde a época da Faculdade tinha apenas 25 anos, mas sempre que programava aparecia os imprevistos. Um sonho a dois, mas os anos se passaram e na pandemia meu marido faleceu, mas de doenças adquirida ao longo dos anos e não de COVID. Agora sozinha estou me programando pra viajar em outubro com um grupo e creio que dará certo.
Emilio Calil
Josemare, fico triste em saber sobre o seu marido. Mas Gramado também tem alguns efeitos curativos para a alma, como eu comento neste post:
https://www.dicasdaserragaucha.com.br/dicas/aliviar-a-tristeza-em-gramado/
Josemare saraiva Vilela Souza
Me planejando para viajar em outubro e pesquisando sobre o clima pra montar os looks que irei usar. Já vi que durante o dia não é tão frio e posso usar roupas mais leves, a noite pode esfriar e há necessidade de casacos mais pesados. Eu sou apaixonada por moda e por isso me planejo e pesquiso as tendências de cada lugar que visito.