Home » Dicas » Gramado » 9 passeios gratuitos em Gramado para aliviar seu bolso

9 passeios gratuitos em Gramado para aliviar seu bolso

postado em: Gramado 18

Sempre que me perguntam qual o melhor passeio em Gramado, minha resposta é: Gramado. A cidade, como um todo, já é um passeio. E outra coisa que não canso de repetir: O melhor de Gramado é grátis.

Sim, é verdade que passeios como o Tour Uva e Vinho ou o Tour Linha Bella oferecem momentos mágicos que ficarão para sempre na sua lembrança. Mas a cidade em si é um colírio para os olhos e um alento para o coração. Um bater de pernas pelas suas ruas, sem destino definido, vai lhe fornecer um encantamento único. Encantamento este que se revela a poucos – só aos que se propõem a ‘sentir’ a cidade, e não apenas passar por ela.




Recebo muitos e-mails perguntado valores de alguns passeios (e outros até reclamando dos preços). Sim, dependendo da época da sua viagem, é possível que você encare alguns preços mais salgados – especialmente na alta temporada, que compreende os meses de inverno e mais dezembro, por causa do Natal Luz.

Mas é válido lembrar que isso ocorre em qualquer cidade turística: A alta temporada é a oportunidade em que hotéis, lojas, restaurantes e agências têm para faturar mais, compensando, assim, a baixa temporada. Não há nada de errado nisso.

Mas entendo que nestes tempos de crise, às vezes é preciso optar entre um passeio e outro, reservar um hotel mais barato, etc. Entretanto, Gramado não se resume a passeios, parques e museus pagos. Há muito o que fazer na cidade e que não lhe custará um centavo sequer. Por isso, listo aqui alguns passeios gratuitos em Gramado, que podem ajudar bastante na elaboração do seu roteiro de viagem.

Passeios gratuitos em Gramado



1 – Avenida Borges de Medeiros

Passeios gratuitos em Gramado: Avenida Borges de Medeiros
A incomparável Avenida Borges de Medeiros.

Ah… as caminhadas pela Borges! Você desliza por belíssimas arquiteturas alemãs, com casas e prédios que praticamente sorriem para você. As convidativas vitrines são um espetáculo para os olhos, e os simpáticos cafés e lojas de chocolate oferecem uma ótima opção para relaxar e apreciar o movimento. Não dá para esquecer a Praça Major Nicoletti, bem no centro da cidade. Em tardes frias e ensolaradas de inverno, não há lugar melhor para se estar. Escolha um dos bancos, sente-se ali debaixo dos gazebos e deixe os últimos raios de sol do dia aquecerem seu corpo e seu coração.

2 – Cristais de Gramado

Passeios gratuitos em Gramado: Cristais de Gramado
Os belíssimos objetos de decoração da Cristais de Gramado.

A famosa e imponente loja dos Cristais de Gramado é um passeio muito bacana e grátis – a menos, é claro, que você compre algo. Seus objetos de decoração são de uma beleza e delicadeza de cair o queixo. Mesmo que você só passe lá para ‘olhar’, é um passeio que vale a pena ser feito. Também é possível assistir a um show do ‘mestre vidreiro’, onde ele produz algum objeto de vidro diante da plateia – se você tiver sorte, ele lhe presenteará com esse objeto. Ah, e a loja oferece também transporte gratuito, assim você economiza até na locomoção.

Mais informações:

3 – Lago Joaquina Rita Bier

Passeios gratuitos em Gramado: Lago Joaquina Rita Bier
O plácido Lago Joaquina Rita Bier: Ótimo para caminhadas matinais e atividades físicas.

Palco do belíssimo show Nativitaten, durante o Natal Luz – com todos os efeitos especiais de iluminação – o Lago Joaquina Rita Bier fica praticamente irreconhecível durante o resto do ano. Seu espaço amplo é excelente para caminhadas ou corridas pela manhã. O lago é embelezado com uma pequena ilha em seu interior. Durante o ano todo é frequentado por gramadenses e turistas que aproveitam a beleza do local para fazer caminhadas ou praticar exercícios.

Mais informações:

  • Onde: Rua Leopoldo Rosenfeldt – Gramado/RS.

4 – Lago Negro

Passeios gratuitos em Gramado: Lago Negro
O majestoso Lago Negro e o bem que ele faz para a alma.

Impossível falar de passeios gratuitos em Gramado sem mencionar o inesquecível Lago Negro. Este é meu lugar favorito em Gramado. Seja para ir logo cedinho, mesmo com frio, para uma caminhada revigorante; ou para curtir um belo pôr-do-sol no final do dia, o Lago Negro é aquele lugar que vai inundar sua alma de paz e serenidade. Você não pode dizer que foi a Gramado se não passou pelo Lago Negro.

Mais informações:

  • Onde: Rua A. J. Renner – Bairro Planalto/Lago Negro – Gramado/RS.
  • Horário: O lago fica aberto 24h por dia. Os pedalinhos (pagos) funcionam das 8h30 às 19h.




5 – Le Jardin – Parque de Lavanda*

Passeios gratuitos em Gramado: Le Jardin
O bucólico Le Jardin aguarda você com essa paisagem sem lhe cobrar nem um centavo.

O Le Jardin é outro dos passeios gratuitos em Gramado que encanta a todos os seus visitantes. Ele é um parque de lavanda inspirado nos campos da França, e sua beleza chega a arrancar lágrimas dos olhos. Simplesmente perambular pela propriedade mexe com você de tal forma que saímos de lá diferentes, aéreos… A beleza faz isso com que sabe apreciá-la.

Mais informações:

  • Site: lavandas.com.br
  • Onde: Rodovia RS-115, n° 37700
  • Horário: De terça a domingo, das 09h30 às 17h30 (fechado às segundas-feiras)
  • Tel: (54) 3286-4280
  • *O Le Jardin passou a cobrar entrada dos visitantes a partir de 2017. Verifique o valor no site do parque.

6 – Museu do Perfume – Fragram

Passeios gratuitos em Gramado: Museu do Perfume – Fragram
O Museu do Perfume em Gramado é uma ótima opção de passeio gratuito (mas vai ser difícil não comprar nada lá dentro).

Recomendo vivamente a quem estiver em Gramado dar um pulo no Museu do Perfume. A entrada é gratuita, você aprende sobre a elaboração de perfumes e fragrâncias, conhece toda a linha de produtos deles (impossível não levar alguma coisinha), e sai de lá mais feliz. Bons aromas e bom atendimento sempre melhoram nosso humor.

Mais informações:

  • Site: fragram.com.br/museu-do-perfume/
  • Onde: Av. das Hortênsias, 3662 – Av. Central, Gramado/RS
  • Tel.: (54) 3286-2719
  • Horário: Segunda à Domingo das 09h às 18h

7 – Praça das Etnias

Passeios gratuitos em Gramado: Praça das Etnias
Com uma bela decoração e amplo espaço para passeio, a Praça das Etnias é palco de várias atividades culturais durante o ano.

Um amplo espaço aberto e lindamente decorado que mescla as culturas italiana, alemã e portuguesa. A Praça das Etnias abriga também a famosa Casa do Colono, um espaço destinado ao comércio de produtos coloniais como pães, cucas, queijos, salames, geleias e muitos outros. A praça fica ao lado da Estação Rodoviária de Gramado e é um ótimo lugar para fotos e passeios tranquilos.

Mais informações:

  • Onde: Av. Borges de Medeiros, Centro – Gramado/RS.

8 – Visita à fábrica da Prawer

Passeios gratuitos em Gramado: Visita à fábrica da Prawer
Visitar a fábrica da Prawer é um passeio obrigatório para quem ama chocolates!

Este é – perdão pelo trocadilho – um passeio delicioso. A Prawer, primeiro chocolate artesanal do Brasil, possui diversas lojas espalhadas por Gramado. Todas são belíssimas, mas sua loja de fábrica oferece um passeio aos visitantes para conhecer todo o processo de fabricação do chocolate – e que, cá entre nós, é soberbo! A visitação é gratuita, mas possui horários específicos, que você confere abaixo.

Mais informações:

  • Site: prawer.com.br
  • Onde: Avenida das Hortênsias, 4100 – Gramado – RS
  • Tel.: (54) 3295-9150
  • Visitação: Segunda a sexta das 8h30min às 11h30min. 13h30 às 17h

9 – Vale do Quilombo

Passeios gratuitos em Gramado: Vale do Quilombo
O Vale do Quilombo (à direita) oferece uma das paisagens mais espetaculares de Gramado.

Em Gramado, ‘contemplar o belo’ é praticamente um pleonasmo, já que para qualquer lugar que você olhe é lindo. Entretanto, é claro, existem alguns lugares que acabam se destacando. Entre os vários que já mencionei aqui no blog, há o Vale do Quilombo. É uma paisagem que vai tirar seu fôlego. Simplesmente pare ali, debruce-se sobre a grade e deixe sua mente viajar para longe, mesclando-se à combinação do verde da serra recortando o céu azul.

Mais informações:

  • Onde: Av. das Hortênsias no sentido de Canela – Gramado/RS

Pronto, agora você já tem uma lista de passeios gratuitos em Gramado para organizar melhor o seu roteiro e economizar na viagem. Faça as malas e divirta-se!


Seguir Emilio Calil:

Editor

Empresário, jornalista e escritor. Apaixonado por tecnologia e pela Serra Gaúcha. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa. O resto você descobre aqui: emiliocalil.com

18 Responses

  1. Rosália Alexandre
    | Responder

    Boa tarde Emilio. Estou adorando suas dicas. Eu já estive na cidade 7x. Porém os passeios eram corridos e nunca puder fazer tudo o que eu queria. Estou indo sozinha e agora andar e tirar muitas fotos.

  2. Cláudia
    | Responder

    Suas opiniões foram excelentes. Visitamos todos os locais , inclusive alguns pagos e ficamos espantados com o fato de que nenhum lugar aceita dar desconto da lei do estudante.

  3. Aila Oliveira
    | Responder

    olá, queria uma informação sobre o evento que será em 23 de março em Gramado, vale a pena comprar fantasia? ou é somente para grupos especificos? onde é realizado esse evento? obrigada

  4. Deise Gomes
    | Responder

    Estou com viajem marcada par esse belíssimo lugar com minha família em Novembro.As dicas foram maravilhosas. Parabens

  5. wilmadivioto
    | Responder

    Ai que delicia, já fui a Gramado, porem retorno novamente agora em Junho 2017, com olhos para ficar. Pretendo morar na cidade e ver o que farei 🙂

  6. Edmara
    | Responder

    Boa noite Emílio! Irei com meu marido pela primeira fez a Gramado e com suas dicas será mais fácil. Obrigada por facilitar a vida dos viajantes.

  7. Maira
    | Responder

    Já estive em Gramado dezembro de 2011, mas vejo que atualmente existem outras opções de passeios novos. Irei agora com minha filha de 3 anos, você teria alguma recomendação específica para quem vai com criança pequena? Obrigada

  8. Cláudia
    | Responder

    Boa noite. Irei pela primeira vez em agosto, com minha mãe. Amei as dicas.

    • LISIANE
      | Responder

      Muito obrigado pelas dicas minh filha fara 15 anos em outubro e trocou a festa por uma viagem a Gramado com a família

  9. Maria Alice de Souza Milhomens
    | Responder

    estou indo pela segunda vez, eu e meu marido estou adorando suas dicas vou anotar e fazer nosso roteiro, quero fazer o linha Bella tbem, estou contanto os dias , chego dia 11 de setembro. obrigada

    • Kenia
      | Responder

      Olá, estive ontem nos Cristais de Gramado e a entrada não é mais gratuita, varia de 40,00 a 20,00 por pessoa com valor de 10,00 a 5,00 revertido para compras na loja. O local foi reformado e investiram mais na estrutura para visitações, mesmo assim ainda vale a pena o passeio pela aula sobre a fabricação dos cristais.

  10. vilma araujo barros
    | Responder

    Acabei de voltar de Gramado! É realmente um lugar apaixonante. Quem vai a Gramada não esquece jamais. Tudo perfeito! Lugar encantado! Viagem de sonhos.

  11. Maria de Lourdes Vieira da Silva Torres
    | Responder

    Já estive em Gramado várias vezes, realmente é um lugar belíssimo. Não tem como não sentir vontade de voltar!

  12. Francisca Helena
    | Responder

    Já fui a GRAMADO 5 vezes, e cada vez mais apaixonada pela cidade. Linda D+.

  13. Maria Alaide
    | Responder

    Olááá….. Obrigado pelas dicas Emílio, graças a você minha viajem foi muito melhor…..estive em Gramado semana passada, confesso que estava muito insegura e com medo, mas fui muito bem acolhida e respeitada….fiz os passeios de acordo com as tuas orientações.. Obrigado.

  14. Cícero Freitas
    | Responder

    Saudačões e gratidão, Emílio!

    Suas dicas nos auxiliaram muito na nossa estada em Gramado.
    Fomos em todos os lugares indicados por você e constatamos que você foi muito feliz nas indicações e nos detalhes.
    Se me permite acrescentar algo, gostaria de indicar a visita a fábrica de chocolates Florybal, além da fábrica Prazer. É de graça também e vale a pena.
    Se eu tivesse que dar um conselho no tour indicado por você seria: “Faça tudo sem pressa, observe os detalhes, respire a atmosfera do lugar e se deixe encantar”
    Abraços e sucesso, Emílio.

  15. Cícero Freitas
    | Responder

    Saudačões e gratidão, Emílio!

    Suas dicas nos auxiliaram muito na nossa estada em Gramado.
    Fomos em todos os lugares indicados por você e constatamos que você foi muito feliz nas indicações e nos detalhes.
    Se me permite acrescentar algo, gostaria de indicar a visita a fábrica de chocolates Florybal, além da fábrica Prawer. É de graça também e vale a pena.
    Se eu tivesse que dar um conselho no tour indicado por você seria: “Faça tudo sem pressa, observe os detalhes, respire a atmosfera do lugar e se deixe encantar”
    Abraços e sucesso, Emílio.

  16. Cleusa
    | Responder

    Olá, muito interessante suas dicas, irei em fevereiro pra Gramado, pretendendo fazer a linha Bella, gostaria de saber se esse passeio é exclusivo das agências ,ou posso comprar em algum site oficial por preços mais acessíveis?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.