Categorias: Dicas

História dos Leitores: Carolina e família em Gramado

Leitora do blog conta sua viagem detalhada com a família pela Serra Gaúcha.

Carolina, o marido e a filhinha de 2 anos curtindo a noite mágica do Natal Luz em Gramado.

No final do ano passado a Carolina Dias mandou um e-mail para o blog Dicas de Gramado pedindo algumas dicas sobre a Serra Gaúcha para aproveitar o Natal Luz de Gramado e outros passeios com a família (ela ia viajar com o marido e a filha pequena).

Como fico feliz em ajudar as pessoas quando viajam para lá, enviei algumas dicas e deixei o convite para ela relatar sua viagem na volta. E foi o que ela fez. Recebi há alguns dias o e-mail da Carolina, que fez um relato bem detalhado de suas impressões sobre Gramado, Canela e Nova Petrópolis, incluindo os preços que eles pagaram em restaurantes – o que eu fiz questão de manter para servir de referência para quem pretende viajar para Gramado em breve.

A Carolina também faz algumas críticas a alguns serviços, o que é muito bom para ajudar a melhorá-los. Enfim, confira abaixo o relato da Carolina e família em Gramado:

Carolina Dias e família na Serra Gaúcha

Se me permitem dizer, a Prefeitura de Gramado deveria usar esta foto da filhinha da Carolina para promover a cidade.

Ficamos hospedados em Nova Petrópolis do dia 21 até 28 de dezembro. Esses dias na Serra Gaúcha foram simplesmente maravilhosos!

Na primeira noite do dia 21 fomos a uma sequência de fondue no Saint Gallen – perfeito é pouco, fora o atendimento que é impecável, se não me engano pagamos em torno de 80 reais por pessoa.

No dia seguinte (22) andamos pela linda Gramado, conhecemos o Lago Negro, a Torre da Rapunzel e almoçamos em uma galeteria, se não me engano era o Galeto Itália, também maravilhosa! Pagamos 45 reais por pessoa.

Visitamos também o Super Carros – que sinceramente não achei muito bom, mas é gosto, quem adora carros vai amar. Fomos no Cinema 9D, que foi razoável. Depois comemos no Josephina, próximo à Igreja São Pedro e, como todas as comidas do Sul, também foi incrível!

No dia seguinte (23) posso garantir que o melhor passeio que fizemos foi o bondinho na Cascata do Caracol! Simplesmente linda, vale a pena e, principalmente, comprar as fotos que tiram no lugar – única coisa que vendem a foto impressa e não em CD, que seria bem mais fácil para guardar.

A família reunida na linda paisagem do Parque do Caracol.

No mesmo dia fomos ao Parque Terra Mágica Florybal, que para criança é imperdível! Minha filha de 2 anos ficou encantada – e também um pouco assustada na parte dos dinossauros (risos).

Dia 24 almoçamos na Zelão (80 reais por pessoa e cobra 20 reais de criança), churrascaria ótima. Fomos no Parque Knorr (Aldeia do Papai Noel)! Para minha filha foi o melhor passeio, lá é lindo, ela ficou encantada com a casa do Papai Noel!

A ceia passamos no Vue de La Vallée, o atendimento foi ótimo, o Papai Noel foi um pouco fraco mas valeu. E a ceia também não foi a esperada, mas foi boa!

No dia seguinte fomos até Bento Gonçalves, almoçamos na Casa Valduga e posso garantir que foi o melhor almoço que tivemos – 70 reais por pessoa. Andamos de Maria Fumaça, que foi muito bom, mas ainda gostei mais de ficar entre Gramado e Canela! À noite jantamos numa padaria que serve caldos em Nova Petrópolis – bom e barato: 9,90 o caldo!

Dia 26 fomos no Parque Algum Lugar, muito interessante, e no Reino do Chocolate! Bem legal e bom para comprar os chocolates para presentes, eles embalam e colocam em isopores!

Todo o charme fashion da filhinha da Carolina deixando a paisagem das hortênsias ainda mais bonita.

Almoçamos no Borbulhas, em frente ao Museu de Cera. Não entramos no museu, pois a pessoa que tentou vender o ingresso pra gente não foi honesta, vimos pela internet um valor, lá estava quatro vezes mais caro e era obrigado a comprar também o ingresso para o Harley Motor Show. Depois de falar que vimos mais barato, ela disse que faria preço de idoso pra gente, não achei legal e acabamos nem entrando.

Mais tarde jantamos em outra sequência de fondue, dessa vez em um mais barato – 43 reais por pessoa – chama Carlitos. O sabor também é excelente, mas o ambiente já era tão charmoso quanto o anterior. Mas vale a pena se quiser gastar menos! Após isso, passeamos por Gramado à noite, visitamos a Fonte do Amor Eterno e foi simplesmente mágico, com minha filha correndo e fazendo bolinhas de sabão pelas ruas lindas e enfeitadas!

A filhinha da Carolina encantada na Fonte do Amor Eterno

No nosso último dia fomos no Mundo Gelado que é bem legal, e juntamos um ‘almoço e janta’ no melhor café colonial de todos, o Bela Vista, que tem atendimento mil! Gastamos em torno de 60 reais por pessoa! Servem a criança como um adulto, mas não cobram dela e ainda têm área infantil!

Nossos dias foram tranquilos, separamos tudo para não ficar pesado com nossa filha. Fizemos a viagem pra ela e todos amamos!

Pontos negativos: Quase não existe restaurante com área infantil e a grande maioria dos lugares parece não querer receber crianças, achei isso estranho visto que a cidade atrai principalmente famílias com crianças.

Pontos positivos: Cidades lindas, as melhores comidas, passeios incríveis, fui em pleno natal e é cheio, mas nada que incomoda!

Faço aqui uma pequena ressalva quanto ao problema que a Carolina enfrentou na entrada do Museu de Cera. Espertalhões e aproveitadores existem em todos os lugares, por isso é muito importante ficar atento e, de preferência, programar seus passeios com agências de turismo locais de confiança. Como ótima indicação, cito aqui a Amigos do Turista (www.amigosdoturista.com.br)

E se você também tem uma história, relato, dicas ou simplesmente fotos da sua viagem para Gramado, envie para nós e ele será publicado no blog.

Recent Posts

Onde comer barato em Gramado: Guia de sobrevivência gastronômica (menos de R$ 60)

Onde comer barato em Gramado em 2025: achados reais, faixas de preço e hacks de…

14 de dezembro de 2025

Natal na calçada: Gramado com crianças em dezembro sem perder a sanidade

Gramado com crianças em dezembro é magia em horário infantil: veja clima, atrações, onde comer…

6 de dezembro de 2025

Serra Gaúcha em dezembro: verão com cheiro de pinheiro e luz de Natal

Descubra como é a Serra Gaúcha em dezembro, com clima, roteiros, destinos além de Gramado…

3 de dezembro de 2025

Quanto custa viajar para Gramado em dezembro: guia real da alta temporada

Descubra quanto custa viajar para Gramado em dezembro, com faixas reais de gastos em hospedagem,…

30 de novembro de 2025

Sonho de Natal em Canela 2025: Programação gratuita e o espetáculo da Catedral

Sonho de Natal em Canela 2025 com programação gratuita, show na Catedral de Pedra, clima,…

29 de novembro de 2025

Réveillon 2025 em Gramado e Canela: onde ver os fogos e encontrar as melhores ceias

Réveillon 2025 em Gramado e Canela: onde ver a queima de fogos, melhores ceias, dicas…

28 de novembro de 2025